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Sinistro de Carro: O Que é e Quais os Tipos?
Você sabe o que significa “sinistro de carro“? Essa palavra, comum no vocabulário de seguros, é muito mais ampla do que você imagina. Sinistro, no contexto automotivo, é qualquer ocorrência que cause danos ao veículo, desde uma pequena batida até um alagamento.
Este guia rápido explica o que é sinistro automotivo, os diferentes tipos de sinistro e como isso impacta o seu seguro e o valor do seu carro.
Sinistro de Carro: O Que é Sinistro Automotivo?
Sinistro é o termo usado pelas seguradoras para se referir a qualquer evento em que o veículo segurado sofre um dano ou prejuízo, e que esteja previsto na apólice de seguro.
Não é só batida! Muita gente pensa que sinistro é só colisão grave, mas não é. Veja alguns exemplos de ocorrências que são consideradas sinistro:
- Colisão: Batida em outro veículo, poste, muro, etc.
- Incêndio: Fogo no veículo (total ou parcial).
- Roubo/Furto: Quando o carro é roubado ou furtado.
- Alagamento/Enchente: Danos causados por água.
- Queda de Objetos: Danos por queda de árvores, galhos, etc.
- Granizo: Amassados na lataria causados por chuva de granizo.
- Danos a terceiros: Quando você bate em outro veículo.
Tipos de Sinistro: Pequena, Média e Grande Monta (e o que consta no documento)
Os sinistros são classificados de acordo com a gravidade dos danos, mas atenção: essa classificação pode ser feita de duas formas diferentes: pela seguradora e pelo agente de trânsito. E nem sempre elas coincidem!
- Classificação da Seguradora (Regras Próprias):
- A seguradora classifica o sinistro com base em suas próprias regras e no valor do conserto em relação ao valor do veículo.
- Essa classificação não é, necessariamente, a que vai para o documento do carro.
- A seguradora pode dar “perda total” (grande monta) mesmo em casos que, pela lei, seriam média monta.
- Classificação do Agente de Trânsito (Resolução CONTRAN 810/2020):
- Essa é a classificação que pode gerar anotação no documento do carro.
- O agente de trânsito avalia os danos no momento do acidente, seguindo critérios objetivos definidos pela Resolução CONTRAN 810/2020, sendo determinada, entre outros dados, pelo número de peças afetadas no acidente/batida:
- Pequena Monta: Danos leves, que não afetam a estrutura ou sistemas de segurança. Não vai para o documento. Quantidade de peças afetadas: 0(zero) a 1.
- Média Monta: Danos que afetam componentes mecânicos e/ou estruturais, mas que, após reparo e vistoria de segurança, permitem que o veículo volte a circular. Quantidade de peças afetadas: 2 a 6.
- Atenção: A anotação “sinistro recuperado” no documento só acontece se o proprietário optar por fazer a vistoria de segurança veicular e solicitar a inclusão dessa informação, em um Organismo de Inspeção regulado pelo Inmetro. Se ele consertar o carro por conta própria, sem essa vistoria, a média monta não constará no documento. Muita gente se confunde com isso!
- Grande Monta: Danos graves, que afetam a estrutura de forma irreparável. O veículo é classificado como “sucata” e não pode mais circular. O DETRAN dá “baixa” no registro do veículo. Quantidade de peças afetadas: Acima de 6.
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Resolução CONTRAN 810/2020: Entenda a Classificação de Danos
A resolução do contran, estabelece que, quando um veículo se envolve em um acidente, o agente de trânsito deve fazer uma avaliação e classificar o dano, com base nos critérios da resolução.
Quando o veículo for classificado com danos de média monta, o agente irá registrar a restrição no sistema, impedindo que o veículo seja licenciado ou transferido até que o proprietário providencie o reparo e faça uma inspeção de segurança em uma empresa de vistoria credenciada pelo Inmetro, os chamados CSV (Certificado de segurança veicular) para comprovar que o veículo está em condições de voltar a circular, garantindo, assim, a segurança no trânsito.
Pontos Importantes da Resolução:
- Avaliação no Local do Acidente: O agente de trânsito avalia os danos no momento do acidente, preenchendo um formulário específico.
- Critérios Objetivos: A resolução define quais peças danificadas classificam o sinistro como média ou grande monta. Por exemplo, danos em colunas, longarinas (peças estruturais) ou em sistemas de segurança (airbags, freios) podem classificar o dano como média ou grande monta.
- Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT): A classificação de danos deve constar no BOAT, elaborado pela autoridade de trânsito.
- Bloqueio do Veículo (Média e Grande Monta): Em caso de média ou grande monta, o veículo é bloqueado administrativamente no sistema do DETRAN.
- Desbloqueio (Média Monta): Para desbloquear um veículo com média monta, o proprietário precisa:
- Consertar o carro.
- Fazer uma vistoria de segurança veicular, para comprovar que o veículo está em condições de voltar a circular, e obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
- Apresentar o CSV ao DETRAN para desbloquear o veículo e, se desejar, incluir a informação “sinistro recuperado” no documento.
- Irrecuperável (Grande Monta): O veículo classificado com danos de grande monta é considerado irrecuperável e não pode mais voltar a circular. Seu registro é baixado permanentemente no DETRAN.
Fonte: Resolução CONTRAN nº 810/2020 (e alterações posteriores).
Carro com Sinistro: Vale a Pena Comprar?
Depende. Um carro com sinistro de pequena monta, bem reparado, pode ser um bom negócio, desde que o preço seja bem menor. Já um carro com sinistro de média monta exige muita cautela (e, idealmente, que tenha o CSV e a informação no documento), e um de grande monta (perda total) deve ser evitado.
O que considerar:
- Tipo de Sinistro: Qual foi o dano? Foi leve, moderado ou grave?
- Qualidade do Reparo: O reparo foi bem feito? As peças usadas são originais?
- Preço: O preço está realmente abaixo do valor de mercado?
- Documentação: O sinistro consta no documento?
Consulta Veicular: Segurança na Compra
A consulta veicular é sua maior aliada na compra de um usado. Com a placa, você descobre se o carro tem sinistro, leilão, débitos e muito mais:
- Proprietário anterior: Verifique quem foi o proprietário anterior do veículo.
- Recall Pendente: Verifica se existem recalls pendentes ou veículo bloqueado
- Sinistros: Verifique se o veículo teve algum sinistro.
- Passagem por Leilão: Descubra se o veículo já passou por algum leilão e foi recuperado.
- Roubo ou furto: Verifique se o veículo foi roubado ou furtado e teve o chassi remarcado em função do roubo.
- Pendencias Financeiras e Judiciais: Verifique se o veículo tem problemas para ser transferido.
- Histórico de financiamento: Verifique o histórico de financiamento do veículo.
- E muito mais…
Conclusão: Sinistro Não é Só Batida!
Sinistro é qualquer evento que cause dano ao seu carro. Conhecer os tipos de sinistro e como isso afeta o veículo e o seguro é fundamental. E, na hora de comprar um usado, a consulta veicular é obrigatória para uma compra segura!