Você é Bom Motorista? A Resposta é Não se Tiver Estes 5 Hábitos ao Volante

Você tem maus hábitos ao volante? Listamos 5 costumes, como descansar o pé na embreagem, que destroem seu carro. Saiba como o histórico Trakcar revela os riscos.
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Todo mundo se considera um bom motorista, certo? Ter agilidade no trânsito, saber estacionar em vagas apertadas, desviar dos buracos nas ruas… tudo isso conta.

Mas ser um bom motorista vai muito além de não bater o carro. Envolve cuidar da “saúde” do veículo com bons hábitos, garantindo sua durabilidade e segurança.

Existem pequenos “vícios” ao volante que muitos de nós temos, sem ao menos perceber, e que estão lentamente diminuindo a vida útil de peças caras como o câmbio, a suspensão e a embreagem.

Como especialistas em analisar a “saúde histórica” dos veículos, listamos os 5 hábitos mais comuns e destrutivos. Será que você comete algum deles?

1. Descansar o Pé no Pedal da Embreagem

  • O Hábito: É talvez o vício mais comum de todos. Manter o pé levemente apoiado no pedal da embreagem enquanto dirige ou parado no sinal.
  • Por que é Ruim? Mesmo uma pressão mínima já é suficiente para afastar um pouco o platô do disco de embreagem, gerando um atrito constante e desnecessário. Isso causa um superaquecimento e um desgaste prematuro de todo o kit (disco, platô e rolamento), podendo reduzir a vida útil da peça pela metade e resultar em um conserto caríssimo.
  • A Solução: Crie o hábito de usar o pedal da embreagem apenas para a troca de marchas. Depois de engatar, tire o pé completamente e o apoie no descanso lateral, feito exatamente para isso. No sinal, coloque o carro em ponto morto e tire o pé.

2. Tratar Quebra-Molas e Buracos como Inimigos a Serem Atropelados

  • O Hábito: Passar rápido por quebra-molas, na diagonal, ou não reduzir a velocidade ao ver um buraco.
  • Por que é Ruim? Cada impacto forte é um golpe direto em todo o sistema de suspensão. Isso causa um desgaste acelerado de amortecedores, molas, pivôs, terminais de direção e batentes. O resultado são ruídos, instabilidade e uma conta salgada na oficina para trocar componentes que deveriam durar muito mais.
  • A Solução: Reduza a velocidade e passe perpendicularmente (com as duas rodas ao mesmo tempo) e de forma suave pelos obstáculos. Sua suspensão (e seu bolso) agradecem.

3. Usar a Alavanca do Câmbio como Apoio de Mão

  • O Hábito: Manter a mão relaxadamente apoiada sobre a manopla do câmbio enquanto dirige.
  • Por que é Ruim? O peso da sua mão, por menor que seja, gera uma pressão sobre os garfos seletores e os anéis sincronizadores dentro da caixa de transmissão. Esse contato constante causa um atrito que, a longo prazo, leva ao desgaste prematuro dessas peças, resultando em marchas que “arrancam” ou escapam.
  • A Solução: A alavanca é para a troca de marchas. Fez a troca? As duas mãos devem voltar ao volante.

4. Descer na “Banguela” para “Economizar” Combustível

  • O Hábito: Colocar o carro em ponto morto em descidas para, supostamente, economizar combustível.
  • Por que é Ruim? Esse é um mito antigo que não se aplica aos carros com injeção eletrônica. Com o carro engrenado em uma descida (usando o freio motor), a injeção corta o combustível. Na “banguela”, o sistema precisa continuar injetando combustível para manter o motor ligado. Ou seja: você gasta mais, e não menos. Além disso, é extremamente perigoso, pois você perde o auxílio do freio motor e sobrecarrega o sistema de freios.
  • A Solução: Desça sempre com o carro engrenado, usando uma marcha compatível com a velocidade. É mais seguro e mais econômico.

5. Virar o Volante com o Carro Totalmente Parado

  • O Hábito: Esterçar todo o volante para um lado ou para o outro antes de começar a se mover, principalmente ao estacionar.
  • Por que é Ruim? Isso força excessivamente todo o sistema de direção (seja hidráulica ou elétrica), podendo diminuir a vida útil da bomba, das mangueiras e da caixa de direção. Também causa um desgaste irregular e acelerado nos pneus.
  • A Solução: Tente sempre movimentar o carro, mesmo que minimamente, enquanto vira o volante. Isso alivia a pressão sobre todo o sistema.

O Problema: Você Não Sabe os Hábitos do Antigo Dono

Ok, agora você já sabe como cuidar melhor do seu carro. Mas e na hora de comprar um seminovo? Como saber se o antigo proprietário não passou anos cometendo todos esses erros?

A resposta é: você não tem como saber. É impossível ter certeza do estilo de direção de cada dono anterior.

E é exatamente esse o risco “invisível” na compra de um usado. Um carro pode parecer impecável por fora, mas ter a embreagem, a suspensão e o câmbio no fim da vida útil por causa de maus hábitos.

É aqui que a análise de dados se torna sua maior aliada. A consulta Trakcar não te diz como o carro foi dirigido, mas ela te dá pistas valiosas sobre o perfil de risco do veículo:

Com a Trakcar você descobre:

  • Verifique o Histórico Completo: A Consulta Master da Trakcar, fornece um panorama geral do veículo, essencial para identificar se ele tem histórico de leilão, sinistros, débitos, restrições, pendencias, etc.
  • Identifique Passagem por Leilão: A Consulta de Leilão, informa se o veículo já foi a leilão e, em muitos casos, a origem (financeira, seguradora), indicando o nível de dano (Monta), nível de risco
  • Confirme Financiamento: A Consulta de Financiamento, verifica se já está quitado, se há alienação fiduciária, que precisa ser baixada para a transferência.
  • Acesse Dados Cadastrais: A Consulta de Dados Cadastrais, permite confirmar informações originais do veículo e proprietário para saber quem é o real dono do veículo, além de débitos e restrições.
  • Valide Chassi e Motor: A Consulta de Chassi e Motor, verifica e compara o numero do motor e do chassi para saber se são riginais ou foram trocados, alem de ajudar a identificar clonagens e possíveis adulterações
  • Histórico de Proprietários: Um carro que passou por múltiplos donos em pouco tempo tem mais chance de ter sido malcuidado.
  • Procedência (Ex-Locadora): Um carro de locadora foi dirigido por centenas de pessoas diferentes. A probabilidade de ele ter sido exposto a todos os maus hábitos listados acima é altíssima.
  • Histórico de Sinistro e Leilão: Um registro de acidente ou leilão pode indicar não apenas um dano pontual, mas também um histórico geral de descuido.

Conclusão: Dirija Bem e Compre Melhor

Ser um bom motorista é cuidar do seu carro no presente. Fazer uma boa compra é entender o passado do veículo que você está levando para casa.

Dirija com bons hábitos. E antes de comprar, consulte na Trakcar para não levar para casa a conta dos maus hábitos de outra pessoa.

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