Você finalmente encontrou o carro que queria em Niterói. O preço está bom, o veículo está lindo. Agora, só falta o último passo para a tranquilidade total: o seguro. Você entra em contato com seu corretor, confiante, e dias depois recebe a notícia que ninguém quer ouvir: “Sua proposta foi recusada”.
Infelizmente, ter o carro rejeitado pela seguradora é um cenário muito mais comum do que se imagina.
O grande problema é que a razão para a recusa, na maioria das vezes, não está no seu perfil de motorista, mas em um passado do veículo que você, o novo dono, desconhecia completamente.
Como especialistas em desvendar o histórico veicular, vamos te mostrar qual é a “lupa” que as seguradoras usam para avaliar um carro e, o mais importante, como você pode usar essa mesma lupa antes de fechar negócio.
A Mentalidade da Seguradora: O Cálculo do Risco
Para começar, entenda uma coisa: uma seguradora não vende “proteção”, ela gerencia “risco”. O preço da sua apólice é, basicamente, o cálculo da probabilidade de ela ter que pagar uma indenização por aquele bem.
Se o risco associado a um carro específico for muito alto, desconhecido ou imprevisível, a resposta mais simples e lucrativa para ela é: “não, obrigado”.
Essa análise de risco se baseia em dois pilares:
- Seu Perfil de Condutor (idade, CEP, histórico, etc.).
- O Histórico do Veículo. E este é o fator que mais causa recusas surpresa.
Os 4 “Pecados Capitais” que Levam à Recusa do Seguro
Com base em nossa experiência analisando milhares de veículos, identificamos quatro “sinais vermelhos” principais que fazem uma seguradora correr de um carro:
- Passagem por Leilão (Especialmente de Seguradora): Este é o motivo número 1. Um carro que já pertenceu a uma seguradora, sofreu um sinistro, foi indenizado como “perda” e depois vendido em leilão é visto como um “paciente de alto risco”. A seguradora atual não tem como garantir a qualidade do reparo estrutural que foi feito, e o risco de problemas futuros (ou de fraudes) é altíssimo. A recusa é quase certa.
- Sinistro de Média ou Grande Monta: Mesmo que não tenha ido a leilão, um carro que sofreu um acidente e teve um registro de dano de “média monta” no documento é um grande alerta. Isso significa que sua estrutura foi afetada. Pouquíssimas empresas aceitarão segurá-lo, e as que aceitarem, provavelmente não darão cobertura total (indenização de 100% da FIPE).
- Histórico de Roubo e Furto com Avarias: Um veículo recuperado de roubo é um risco. Ele pode ter sofrido danos mecânicos ou elétricos enquanto esteve com os criminosos. Pior ainda, pode ter tido seu chassi ou motor adulterado para fins de clonagem, um risco que as seguradoras evitam a todo custo.
- Inconsistências Cadastrais Graves: Problemas como chassi remarcado (fora das regras legais), motor trocado sem a devida regularização no documento, ou outras pendências graves também levam à recusa imediata na vistoria prévia.
Trakcar: A Sua Pré-Análise de Risco e Aceitação
O grande problema é que a maioria dos compradores só descobre esses “pecados” na vistoria da seguradora, depois que o dinheiro já trocou de mãos. A Trakcar foi criada para inverter essa lógica e te dar o poder da informação antecipada.
Nosso diferencial é avaliar a aceitação em seguradoras através de dados. Nossa consulta não é um “achismo”. Ela cruza exatamente as informações que as seguradoras usam em seu “score de risco”. Nosso sistema foi projetado para identificar e te alertar sobre os pontos mais críticos.
Com a Trakcar você descobre:
- Verifique o Histórico Completo: A Consulta Master da Trakcar, fornece um panorama geral do veículo, essencial para identificar se ele tem histórico de leilão, sinistros, débitos, restrições, pendencias, etc.
- Identifique Passagem por Leilão: A Consulta de Leilão, informa se o veículo já foi a leilão e, em muitos casos, a origem (financeira, seguradora), indicando o nível de dano (Monta), nível de risco
- Detecte Restrições Judiciais: A Consulta de Restrição Judicial, revela se o carro possui bloqueios que impediriam a transferência.
- Alerta de Roubo e Furto: A Consulta de Roubos e Furtos, garante que você não está comprando um veículo ilegal.
- Confirme Financiamento: A Consulta de Financiamento, verifica se já está quitado, se há alienação fiduciária, que precisa ser baixada para a transferência.
- Acesse Dados Cadastrais: A Consulta de Dados Cadastrais, permite confirmar informações originais do veículo e proprietário para saber quem é o real dono do veículo, além de débitos e restrições.
- Valide Chassi e Motor: A Consulta de Chassi e Motor, verifica e compara o numero do motor e do chassi para saber se são riginais ou foram trocados, alem de ajudar a identificar clonagens e possíveis adulterações
- Ferramenta para Profissionais Automotivos: Esta consulta abrangente oferece um relatório detalhado e ferramentas para profissionais automotivos avaliarem e preencherem laudos cautelares com precisão.
- Verificação de Leilão Abrangente: Nós não apenas dizemos “sim” ou “não”. Consultando 4 grandes bases de leilão, te damos a visão mais completa do mercado, diminuindo a chance de um “falso negativo”.
- Detalhamento do Sinistro: Diferenciamos um “indício de sinistro” (um evento leve) de um “recuperado de sinistro” (um evento grave, como média monta), que é o que realmente causa a recusa.
- Histórico de Roubo e Furto: Mostramos as datas e os registros, para você avaliar o risco de forma clara.
- Análise de Inconsistências: Cruzamos dados de chassi, motor e cadastro para encontrar sinais de alerta de adulteração.
Na prática, a consulta Trakcar funciona como uma “pré-vistoria” do histórico. Ela te dá um prognóstico altamente preciso sobre a aceitação do carro no seguro, antes mesmo de você se comprometer com a compra.
Conclusão: A Tranquilidade Começa na Escolha Certa
Não deixe para descobrir o maior risco do seu investimento no último passo do processo. A tranquilidade de ter um carro segurado começa com a certeza de ter comprado um veículo com bom histórico.
Evite a frustração de ter seu carro rejeitado pela seguradora.
Consulte na Trakcar e compre com a certeza de que seu patrimônio é protegível e seguro.