O que é CRV

O Que é CRV? Saiba o Significado e a diferença para CRLV

Você sabe a diferença entre CRV e CRLV? Esses dois documentos são fundamentais para o seu veículo, mas têm funções bem diferentes. Entender o que é CRV e CRLV, e para que serve cada um, é essencial para evitar problemas e dirigir com tranquilidade.

Este guia rápido explica tudo: o que são, onde encontrar as informações, como emitir a versão digital e o que fazer em caso de perda ou roubo.

O Que é CRV? (Certificado de Registro do Veículo)

O CRV (Certificado de Registro do Veículo) é o documento que comprova a propriedade do veículo. É como se fosse a “escritura” do carro.

  • O Que Consta no CRV: Dados do proprietário, dados do veículo (chassi, Renavam, placa, modelo, ano, cor, etc.) e informações sobre alienação fiduciária (se houver).
  • Quando é Usado: O CRV é usado principalmente na transferência de propriedade do veículo (compra e venda).
  • Formato: Atualmente o CRV é emitido em formato digital, por meio da ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo).

Importante: O CRV não é de porte obrigatório. Guarde-o em um local seguro!

O Que é CRLV? (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) é o documento de porte obrigatório que comprova que o veículo está licenciado e apto a circular.

  • O Que Consta no CRLV: Dados do veículo (como no CRV) e informações sobre o licenciamento anual (pagamento de IPVA, DPVAT – quando aplicável, taxa de licenciamento e multas).
  • Quando é Usado: Deve ser apresentado em qualquer abordagem de fiscalização de trânsito.
  • Formato: O CRLV é emitido anualmente, e atualmente, é emitido apenas em formato digital, o CRLV-e.
  • Validade: O CRLV tem validade anual. É preciso pagar o licenciamento todo ano para renová-lo.

CRV e CRLV Digital: Como Emitir

Tanto o CRV quanto o CRLV agora são digitais, mais prático e seguro. Você pode emitir e acessar os documentos pelo:

  • Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT): Baixe o aplicativo oficial do governo federal.
  • Portal de Serviços do SENATRAN: Acesse o portal com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro).
  • Site do DETRAN: Alguns DETRANs estaduais também oferecem a emissão online.

Importante: Mesmo com a versão digital, você pode imprimir o documento em casa, em papel comum. Essa impressão tem a mesma validade do documento digital.

Perdi o CRV (ou o CRLV)! E Agora?

  • CRV: Se você perdeu o CRV físico (antigo DUT), ou se ele foi danificado, será preciso solicitar uma segunda via ao DETRAN. O processo envolve o preenchimento de formulários, pagamento de taxa e, em alguns casos, vistoria do veículo.
  • CRLV: Se você perdeu o acesso ao CRLV digital, basta acessar novamente o aplicativo CDT ou o Portal de Serviços do SENATRAN e baixar o documento. Se for o CRLV físico, será necessário solicitar a segunda via.

Importante: Em caso de roubo ou furto do CRV ou CRLV, registre um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Segurança na Compra e Venda Com Consulta Veicular

Na hora de vender seu carro, ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e o CRV (Certificado de Registro do Veículo) atualizados é fundamental, mas ir além e apresentar uma consulta veicular completa pode ser o diferencial para uma negociação transparente e segura, agregando valor ao seu veículo e transmitindo confiança ao comprador.

Vai comprar ou vender um carro? Faça uma consulta veicular! Consulte a placa e tenha acesso ao histórico completo, evitando problemas.

Consulta Placa

Consulta PLACA em poucos minutos!

Acesse várias informações que vão trazer segurança na sua negociação.

Conclusão: CRV e CRLV, Documentos Essenciais

Como você viu, CRV e CRLV são documentos fundamentais para o seu veículo, com funções bem diferentes. O CRV comprova a propriedade e é essencial na hora da venda, enquanto o CRLV é o documento de porte obrigatório e precisa ser renovado todo ano, atestando que o carro está em dia com as obrigações (licenciamento, IPVA, multas, etc.).

Manter esses documentos atualizados não é só uma questão de cumprir a lei, mas de garantir a sua tranquilidade. Um CRLV vencido, por exemplo, gera multa, pontos na CNH e pode até levar à apreensão do veículo. Já um CRV desatualizado ou perdido pode impedir a venda do carro e gerar muita dor de cabeça.

Portanto, fique atento aos prazos, pague as taxas em dia e, se precisar, emita a versão digital dos documentos para ter sempre à mão. E, claro, antes de comprar um carro usado, a consulta veicular é sua aliada para verificar se está tudo certo com a documentação! Dirija com segurança e evite problemas: CRV e CRLV em dia, sempre!