Os Carros Mais Inseguros: Veja os Veículos que Foram Reprovados nos Testes de Segurança em 2024
A segurança veicular é um fator crucial na hora de escolher um carro novo.
Felizmente, existem organizações independentes que realizam testes de segurança rigorosos, avaliando a capacidade dos veículos de proteger seus ocupantes em caso de acidente.
No entanto, os resultados nem sempre são animadores. Neste artigo, vamos revelar os carros mais inseguros do mercado, destacando os modelos que foram reprovados nos testes de segurança em 2024, com foco especial nos resultados do Latin NCAP.
Prepare-se para conhecer os piores carros em segurança 2024, entender os critérios de avaliação e descobrir por que esses veículos não atingiram os níveis esperados de proteção.
A sua segurança e a da sua família valem a pena a leitura!
Os carros mais inseguros: O Que São e Como Funcionam os Testes de Segurança Veicular?
Os testes de segurança veicular, também conhecidos como testes de colisão ou crash tests, são simulações de acidentes realizadas em laboratório para avaliar o nível de proteção que um veículo oferece aos seus ocupantes e pedestres.
Esses testes são conduzidos por organizações independentes, sendo as mais conhecidas o Euro NCAP (para o mercado europeu) e o Latin NCAP (para a América Latina e Caribe).
Como os Testes São Realizados?
Os testes do Latin NCAP, por exemplo, incluem:
- Impacto Frontal: O veículo é lançado a 64 km/h contra uma barreira deformável que simula outro veículo.
- Impacto Lateral: Uma barreira móvel deformável atinge a lateral do veículo a 50 km/h.
- Impacto Lateral de Poste: O veículo é lançado lateralmente a 29 km/h contra um poste rígido.
- Teste de Estabilidade (Controle Eletrônico de Estabilidade – ESC): Avalia a capacidade do veículo de manter a trajetória em manobras bruscas.
- Teste de Proteção a Pedestres: Avalia o potencial de lesões a pedestres em caso de atropelamento.
Critérios de Avaliação:
Após os testes, os veículos recebem uma classificação em estrelas, que varia de zero (proteção mais baixa) a cinco estrelas (proteção mais alta). Essa classificação leva em conta:
- Proteção para Ocupantes Adultos: Avalia as lesões sofridas pelos ocupantes adultos nos testes de impacto.
- Proteção para Ocupantes Crianças: Avalia a proteção oferecida aos ocupantes crianças, considerando a eficiência dos sistemas de retenção infantil (cadeirinhas) e a compatibilidade do veículo com esses dispositivos.
- Proteção a Pedestres: Avalia o risco de lesões a pedestres em caso de atropelamento.
- Sistemas de Assistência à Segurança: Avalia a presença e a eficácia de tecnologias como freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), airbags, entre outros.
Por Que os Testes São Importantes?
Os testes de segurança são fundamentais para:
- Informar o Consumidor: Permitem que os consumidores comparem o nível de segurança dos diferentes modelos de carros disponíveis no mercado.
- Estimular a Melhoria da Segurança Veicular: Ao divulgar os resultados, as organizações pressionam as montadoras a investirem em segurança e a produzirem veículos cada vez mais seguros.
- Salvar Vidas: Carros mais seguros reduzem a gravidade dos acidentes e salvam vidas.
Latin NCAP: Referência em Segurança Veicular na América Latina
O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) é a principal referência em testes de segurança para os veículos comercializados na região.
Fundado em 2010, o Latin NCAP já avaliou centenas de modelos e contribuiu significativamente para a melhoria da segurança veicular na América Latina.
Objetivos do Latin NCAP:
- Fornecer aos consumidores informações independentes e transparentes sobre o nível de segurança dos carros novos.
- Incentivar as montadoras a aprimorarem a segurança de seus veículos.
- Promover a conscientização sobre a importância da segurança veicular.
Protocolos de Avaliação:
O Latin NCAP atualiza periodicamente seus protocolos de avaliação, tornando-os cada vez mais rigorosos e abrangentes. Isso significa que um carro que recebeu cinco estrelas no passado pode não obter a mesma classificação nos testes atuais.
É fundamental verificar o ano do teste e o protocolo vigente para uma comparação adequada.
Os Carros Mais Inseguros do Brasil em 2024: Reprovados no Latin NCAP
Com base nos testes mais recentes do Latin NCAP (resultados divulgados até Dezembro de 2024), e considerando os modelos ainda comercializados como zero km, segue uma lista de carros reprovados ou que tiveram nota 0 (Zero) nos testes, explicando os motivos de suas notas:
(A lista abaixo é hipotética e baseada em resultados anteriores do Latin NCAP. É fundamental consultar o site oficial do Latin NCAP para obter os resultados mais recentes e precisos.)
1. Renault Sandero / Logan / Stepway + 4 Airbags (Estrelas: 0 de 5):
O veículo em questão apresentou problemas significativos de segurança em testes de colisão, especialmente em impactos laterais e de poste.
Resumo por Tópico:
- Impacto Frontal:
- Cabeça e pescoço: Proteção boa para motorista e passageiro.
- Peito: Proteção marginal para ambos.
- Joelhos: Proteção marginal para joelhos do motorista e joelho esquerdo do passageiro, com risco de impacto em estruturas atrás do painel. Joelho direito do passageiro com proteção boa.
- Canelas: Proteção boa para passageiro e canela esquerda do motorista. Canela direita do motorista adequada.
- Área dos pés e Estrutura: Área dos pés estável, mas estrutura do habitáculo instável e incapaz de suportar cargas maiores.
- Impacto Lateral:
- Cabeça: Proteção boa.
- Tórax: Proteção fraca.
- Abdômen e Pelve: Proteção adequada.
- Impacto Lateral de Poste:
- Cabeça: Proteção pobre.
- Tórax: Proteção fraca.
- Abdômen: Proteção adequada.
- Pelve: Proteção boa.
- Whiplash (Chicote Cervical): Proteção marginal para o pescoço.
- Impacto Traseiro (UN R32): Atende aos requisitos estruturais.
- AEB City (Frenagem Autônoma de Emergência em Cidade): Não disponível.
- Folha de Resgate: Não disponível conforme exigências do Latin NCAP.
Conclusão Geral:
O veículo demonstrou instabilidade estrutural no impacto frontal e proteção fraca em impactos laterais e de poste, principalmente para a região do tórax e cabeça. A ausência de AEB City e de uma folha de resgate adequada também são pontos negativos.
O resultado geral indica falhas consideráveis de segurança, especialmente na proteção de adultos em impactos laterais.
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2. Fiat Argo / Cronos + 2 Airbags (Estrelas: 0 de 5):
Resumo da Avaliação de Segurança do Veículo
Tópicos:
- Impacto Frontal:
- Cabeça e pescoço (motorista e passageiro): Proteção boa.
- Tórax do motorista: Proteção marginal.
- Tórax do passageiro: Proteção boa.
- Joelhos (motorista e passageiro): Proteção marginal (risco de impacto com painel).
- Canelas do motorista: Proteção boa e adequada.
- Canelas do passageiro: Proteção adequada.
- Área dos pés: Estável.
- Estrutura do habitáculo: Instável (não suporta cargas maiores).
- Impacto Lateral:
- Abdômen e pelve: Proteção boa.
- Tórax: Proteção fraca.
- Cabeça: Proteção pobre.
- Problemas com instruções fornecidas.
- Impacto Lateral de Poste:
- Não realizado (falta de proteção lateral de cabeça como item padrão).
- Whiplash (Efeito Chicote):
- Assento: Proteção pobre (grande deflexão do encosto).
- UN R32 (Impacto Traseiro):
- Atende aos requisitos estruturais.
- AEB City (Frenagem Autônoma de Emergência):
- Não disponível nem como opcional.
- Folha de Resgate:
- Conteúdo adequado, de acordo com os requisitos do Latin NCAP.
Conclusão:
O veículo em questão apresentou um desempenho de segurança preocupante, com falhas significativas em diversos testes. A estrutura instável, a proteção fraca/pobre para o tórax e a cabeça no impacto lateral e a ausência de AEB City são pontos críticos.
O desempenho ruim no teste de whiplash e a falta de proteção lateral de cabeça como item padrão também comprometem a segurança dos ocupantes.
Embora atenda aos requisitos de impacto traseiro e possua folha de resgate adequada, as deficiências em outros aspectos resultam em uma avaliação geral de segurança insatisfatória.
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3. Citroen C3 Aircross / Novo Aircross + 2 Airbags (Estrelas: 0 de 5):
Resumo da Avaliação de Segurança do Veículo
Impacto Frontal:
- Cabeça e Pescoço (Motorista e Passageiro): Proteção boa.
- Tórax (Motorista): Proteção marginal.
- Tórax (Passageiro): Proteção fraca.
- Joelhos (Ambos): Proteção marginal devido a risco de impacto com estruturas do painel.
- Canelas (Motorista): Proteção adequada.
- Canela Esquerda (Passageiro): Proteção adequada.
- Canela Direita (Passageiro): Proteção boa.
- Área dos Pés e Estrutura: Consideradas estáveis. A estrutura suporta maiores cargas.
Impacto Lateral:
- Cabeça, Pelve e Abdômen: Proteção boa.
- Peito: Proteção adequada.
- Impacto Lateral de Poste: Não realizado (falta de proteção lateral de cabeça como item padrão).
Outros Pontos:
- Whiplash (Efeito Chicote): Proteção baixa para o pescoço.
- UN R32 (Impacto Traseiro): Não atende aos requisitos estruturais.
- AEB City (Frenagem Autônoma de Emergência): Não disponível nem como opcional.
- Folha de Resgate: Disponível e atende às exigências do Latin NCAP.
Conclusão:
O veículo apresentou um desempenho de segurança misto. Apesar da boa proteção para cabeça e pescoço no impacto frontal, a proteção do tórax do passageiro foi considerada fraca, e a dos joelhos, marginal.
A proteção no impacto lateral foi melhor, mas o veículo falhou em quesitos importantes como a proteção no teste de whiplash e nos requisitos de impacto traseiro (UN R32).
Além disso, não oferece frenagem autônoma de emergência (AEB City) e não foi avaliado no teste de impacto lateral de poste por não ter proteção de cabeça nesse cenário como padrão.
A estrutura, no geral, foi considerada estável e suportaria maiores cargas, e a folha de resgate cumpre as exigências do Latin NCAP.
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4. JAC E-JS1 / E10x / E-S1 / S1 + 2 Airbags (Estrelas: 0 de 5):
Impacto Frontal:
- Motorista:
- Cabeça: Proteção adequada.
- Pescoço: Proteção boa.
- Tórax: Proteção pobre.
- Joelhos: Proteção marginal e fraca (risco de impacto com painel).
- Canelas: Proteção boa e adequada.
- Passageiro:
- Cabeça e Pescoço: Proteção boa.
- Tórax: Proteção adequada.
- Joelhos: Proteção marginal.
- Canelas: Proteção boa e adequada.
- Estrutura: Área dos pés e habitáculo consideradas instáveis.
Impacto Lateral:
- Cabeça e Pelve: Proteção boa.
- Tórax e Abdômen: Proteção fraca.
- Impacto Lateral de Poste: Não realizado (falta de proteção lateral de cabeça, mesmo como opcional).
Outros Pontos:
- Whiplash (Efeito Chicote): Proteção pobre para o pescoço.
- UN R32 (Impacto Traseiro): Não atende aos requisitos estruturais.
- AEB City (Frenagem Autônoma de Emergência): Não disponível, nem como opcional.
- Folha de Resgate: Não disponível.
Conclusão:
O veículo apresentou um desempenho preocupante nos testes de segurança. No impacto frontal, o motorista corre sério risco de lesões no tórax e joelhos.
O impacto lateral também revelou proteção insuficiente, especialmente para tórax e abdômen.
A ausência de proteção para a cabeça contra impacto lateral de poste, a baixa performance no teste de efeito chicote, a reprovação no teste de impacto traseiro e a falta de frenagem autônoma de emergência são pontos críticos.
A estrutura instável e a ausência de folha de resgate completam o quadro de um veículo com sérias deficiências em segurança.
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Importante:
- Esta lista é hipotética e serve como exemplo. Os resultados oficiais dos testes de segurança de 2024 devem ser consultados no site do Latin NCAP e em publicações especializadas.
- As montadoras podem atualizar os modelos e introduzir melhorias de segurança a qualquer momento.
- Verifique sempre o ano do teste e o protocolo de avaliação utilizado.
O Que Fazer se o Seu Carro Está na Lista dos Mais Inseguros?
Se o seu carro atual ou o carro que você pretende comprar está entre os carros mais inseguros, não se desespere. Algumas medidas podem ser tomadas:
- Condução Defensiva: Adote uma postura de direção ainda mais defensiva, antecipando-se a situações de risco e mantendo uma distância segura dos outros veículos.
- Manutenção em Dia: Mantenha a manutenção do veículo rigorosamente em dia, especialmente os itens relacionados à segurança, como freios, pneus, suspensão e luzes.
- Considere Equipamentos Adicionais: Verifique a possibilidade de instalar equipamentos de segurança adicionais, como airbags laterais ou um sistema de frenagem automática de emergência, se o seu veículo não os possuir de fábrica (consulte um especialista para avaliar a viabilidade técnica e legal).
- Troca de Veículo: Se a segurança é uma prioridade máxima para você, considere a possibilidade de trocar o seu veículo por um modelo mais seguro, com melhor classificação nos testes de colisão.
A Importância da Segurança Veicular e o Papel do Consumidor
A escolha de um carro seguro é um investimento na sua vida e na vida da sua família.
Ao priorizar a segurança na hora da compra, você não só se protege, mas também contribui para um trânsito mais seguro para todos.
O Papel do Consumidor:
- Pesquisar e se Informar: Consulte os resultados dos testes de segurança do Latin NCAP e de outras organizações independentes antes de comprar um carro.
- Exigir Mais Segurança: Pressione as montadoras a oferecerem veículos mais seguros, com bons resultados nos testes de colisão e mais equipamentos de segurança de série.
- Valorizar a Segurança: Dê prioridade à segurança na sua decisão de compra, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais por um carro mais seguro.
Legislação e Normas de Segurança:
No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão responsável por estabelecer as normas de segurança veicular.
As resoluções do CONTRAN definem os equipamentos obrigatórios e os requisitos mínimos de segurança para os veículos comercializados no país.
Nesse processo, além de avaliar os resultados dos testes de colisão e os itens de segurança ativa e passiva do veículo, é fundamental realizar uma consulta veicular detalhada.
Essa consulta permite verificar o histórico completo do carro, incluindo a existência de sinistros, que podem indicar danos estruturais prévios, comprometendo a segurança do veículo mesmo que este tenha sido reparado.
Portanto, uma análise criteriosa do histórico do carro é um passo essencial para uma decisão de compra consciente e segura.
Esses serviços fornecem informações sobre:
- Proprietário anterior: Verifique quem foi o proprietário anterior do veículo.
- Sinistros: Verifique se o veículo teve algum sinistro.
- Roubo ou furto: Verifique se o veículo foi roubado ou furtado.
- Pendencias Administrativas e Judiciais: Verifique se o veículo tem problemas para ser transferido.
- Histórico de financiamento: Verifique o histórico de financiamento do veículo.
Para consulta placa e descobrir tudo sobre o veículo, faça uma consulta aqui:
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Consulta placa e acesse várias informações que vão trazer segurança na sua negociação.
Se quiser acessar o site do Detran para consulta placa, basta selecionar a sigla correspondente ao Detran do estado onde o veículo está registrado e seguir as instruções indicadas:
RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MS, MT,
GO, DF, BA, SE, AL, PE, PB, CE, RN,
PI, MA, AC, AP, AM, PA, RO, RR, TO.
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Conclusão: Escolha com Consciência, Dirija com Segurança
A segurança deve ser sempre a prioridade máxima ao escolher um veículo.
Os testes de segurança realizados por organizações como o Latin NCAP fornecem informações valiosas para auxiliar os consumidores a tomarem decisões mais conscientes e seguras.
Embora os carros mais inseguros apontados nos testes de colisão de 2024 ainda sejam uma realidade no mercado brasileiro, é importante lembrar que a segurança no trânsito depende de uma série de fatores, incluindo a condução defensiva, a manutenção preventiva e o respeito às leis de trânsito.
Ao se informar, exigir mais segurança das montadoras e fazer a sua parte como motorista, você contribui para um trânsito mais seguro e para a preservação de vidas.
Lembre-se: escolha com consciência e dirija com segurança!