Recuperado de Sinistro x Indício: Entenda as Diferenças!

Indício de Sinistro" é alerta de possível dano. "Recuperado de Sinistro" confirma dano médio passado, reparado e inspecionado (CSV). Entenda a diferença para comprar usado com segurança!
Recuperado de Sinistro

Ao fazer uma consulta placa de um carro usado, dois termos podem gerar muita dúvida e preocupação: “Indício de Sinistro” e “Recuperado de Sinistro” (ou Sinistro Recuperado). Eles não significam a mesma coisa, e entender a diferença é fundamental para não cair em uma cilada.

Este guia rápido explica o que cada termo significa, os riscos envolvidos e como interpretar essas informações na sua consulta veicular.

O Que Significa “Indício de Sinistro”?

Quando o relatório da consulta placa aponta um “Indício de Sinistro“, significa que o sistema identificou algum registro relacionado a um evento que pode ter causado danos ao veículo ou algum alerta registrado que pode alterar a condição de ser aceito em um novo seguro. Geralmente, essa informação vem de bancos de dados de seguradoras.

  • O que pode ser? Pode indicar que uma apólice de seguro foi acionada, que houve um registro de ocorrência na seguradora, reparos leves, baixa cotação normalmente relacionados a veículos importados com mais de 5 anos, carros esportivos, ou que o veículo esteve envolvido em algum evento que gerou um possível sinistro (mesmo que não tenha sido classificado oficialmente como média ou grande monta pelas autoridades de trânsito).
  • É um Alerta: “Indício de Sinistro” não confirma a gravidade do dano, nem que o carro teve perda total ou média monta oficialmente. É um alerta que indica a necessidade de uma investigação mais profunda (como uma vistoria cautelar) para verificar se houve danos estruturais e o que isso pode impactar na desvalorização ou aceite em seguro novo.

Normalmente o alerta de indicio de sinsitro tem relação a algo que vai impactar na aceitação de seguros novos, podendo ser aceito parcialmente, ser negado, ou até mesmo ser cobrado um valor mais alto de franquia devido a condição do veículo.

Temos como exemplo, os carros que já foram de empresas, veículos de Frota, locadoras, importados com mais de 5 anos, Veículos considerados esportivos com alto valor de peças e manutenções, veículos que já foram roubados e recuperados em um longo espaço de tempo, ou inda, aqueles que tiveram algum reparo leve que ficou registrado no banco de dados das seguradoras. Todas essas condições citadas, levam ao alerta que precisa ser verificado antes de efetuar a compra.

O Que Significa “Recuperado de Sinistro”?

Já o termo “Recuperado de Sinistro” (ou Sinistro Recuperado) tem um significado bem específico e oficial. Ele indica que o veículo:

  1. Sofreu um acidente e foi classificado com danos de Média Monta pelas autoridades de trânsito (com base nos critérios da Resolução CONTRAN nº 810/2020). Isso significa que o dano foi significativo, afetando partes mecânicas ou estruturais.
  2. Precisou passar por reparos mais graves.
  3. Foi obrigatoriamente submetido a uma Inspeção de Segurança Veicular em um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo INMETRO para verificar se o conserto foi feito de acordo com os padrões do Fabricante.
  4. Recebeu o Certificado de Segurança Veicular (CSV), atestando que, após o reparo, ele está em condições seguras para voltar a circular.
  5. Essa informação (“Recuperado de Sinistro” ou similar) deve, por lei na maioria dos estados, constar no campo “Observações” do documento do veículo (CRLV/CRV). O proprietário deve “avisar” ao Detran para constar essa observação no documento.

Uma informação interessante é que para constar no documento a observação de “Sinistro Recuperado”, o proprietário deve fazer uma vistoria para incluir no documento. Caso ele faça o conserto e não realize a vistoria, NADA irá constar no documento.

Muitas pessoas pensam que se o veículo teve Sinistro recuperado, automaticamente irá aparecer essa informação no documento, mas a realidade é bem diferente: O detran não tem meios para sair pesquisando cada veículo que tem sinistro e incluir no documento, e sabemos também, que existem proprietários mau intencionados que não querem essa observação para não desvalorizar o veículo, agindo de má fé.

Resumindo:Recuperado de Sinistro” significa que o carro teve danos considerados de média gravidade, mas foi consertado, inspecionado e liberado para circular novamente, com essa observação oficial no documento, caso o proprietário informe e avise ao detran para constar.

A Grande Diferença e os Riscos

  • Indício de Sinistro: É um sinal de fumaça. Pode ser um alarme falso (dano leve não estrutural) ou esconder um problema grave que não foi devidamente registrado ou reparado. Exige investigação.
  • Recuperado de Sinistro: É a confirmação de um dano passado de média gravidade, que foi reparado e inspecionado. O risco aqui é a qualidade do reparo e a desvalorização do veículo.

Riscos:

  • Comprar um carro com “Indício de Sinistro” sem investigar pode significar adquirir um veículo com danos estruturais ocultos.
  • Comprar um carro “Recuperado de Sinistro“, mesmo legalizado, significa que ele já teve danos relevantes. A qualidade do reparo é crucial, e o carro terá maior desvalorização e pode ter dificuldade em fazer seguro ou financiamento.

Como Verificar no Documento?

A informação “Recuperado de Sinistro” (ou similar) deve constar no campo “Observações” do CRLV/CRV nos estados que seguem a regulamentação federal. Já o “Indício de Sinistro” não aparece no documento oficial, apenas em relatórios de consulta veicular mais completos.

Atenção: A ausência da observação no documento não garante que o carro nunca sofreu danos! Por isso a consulta veicular é tão importante.

Implicações na Compra e Seguro

  • Valor: Carros com “Indício de Sinistro” ou “Recuperado de Sinistrosempre valem menos que um similar sem esse histórico. Use isso na negociação!
  • Seguro: Algumas seguradoras podem recusar fazer seguro para carros “Recuperados de Sinistro” ou oferecer apólices com cobertura reduzida ou preço mais alto.

Consulta Placa + Vistoria Cautelar: A Dupla Essencial

Para se proteger:

  1. Faça a Consulta Placa: É o primeiro passo para identificar “Indício” ou “Recuperado de Sinistro”. Consulte a placa (consultar placa de veículo, consulta placa veiculo)!
  2. A consulta placa te mostra todo o historico do veiculo trazendo informações relevantes para sua avaliação na compra de um veículo usado tais como:
  3. Proprietário anterior: Verifique quem foi o proprietário anterior do veículo.
  4. Recall Pendente: Verifica se existem recalls pendentes ou veículo bloqueado
  5. Sinistros: Verifique se o veículo teve algum sinistro.
  6. Passagem por Leilão: Descubra se o veículo já passou por algum leilão e foi recuperado.
  7. Roubo ou furto: Verifique se o veículo foi roubado ou furtado e teve o chassi remarcado em função do roubo.
  8. Pendencias Financeiras e Judiciais: Verifique se o veículo tem problemas para ser transferido: IPVA, licenciamento, multas (em todos os órgãos, incluindo os de outros estados – multas RENAINF), Restrições Judiciais (Renajud), administrativas, financeiras.
  9. Busca e Apreensão: Se o carro tem um mandado de busca e apreensão ativo.
  10. Indício de Bloqueio: Aponta se o veículo foi objeto de algum tipo de solicitação de bloqueio, seja por busca e apreensão, dívidas, questões judiciais ou outros motivos que podem impedir a transferência ou circulação.

  1. Faça a Vistoria Cautelar: Fundamental para avaliar a qualidade dos reparos e a integridade estrutural, especialmente se a consulta indicar algum problema.

Conclusão: Entenda o Histórico Antes de Comprar!

Indício de Sinistro” e “Recuperado de Sinistro” são informações cruciais reveladas pela consulta veicular. Entender a diferença te ajuda a avaliar os riscos e a negociar melhor. Não compre no escuro: consulte o histórico e faça uma vistoria cautelar para garantir uma compra segura!

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