Quem dirige com frequência certamente já se deparou com o famoso “tranca esquerda“: aquele motorista que insiste em trafegar pela faixa da esquerda em velocidade inferior à da via ou ao fluxo, mesmo com a faixa da direita livre, impedindo a passagem de quem vem mais rápido. Essa prática, além de irritante, é perigosa e, sim, pode render multa.
Este guia rápido, inspirado em discussões recentes sobre o tema, esclarece o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o uso correto da faixa da esquerda e as consequências para o motorista tranca esquerda.
Faixa da Esquerda: Para Que Serve (Segundo o CTB)?
O Código de Trânsito Brasileiro é claro em seu Artigo 29, inciso IV:
“quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.”
Ou seja, a faixa da esquerda tem duas finalidades principais:
- Ultrapassagem: Você deve usá-la para ultrapassar um veículo mais lento que está na faixa da direita. Após a ultrapassagem, retorne à faixa da direita.
- Veículos Mais Rápidos: Se você está desenvolvendo uma velocidade maior que a do fluxo dos veículos nas faixas da direita (respeitando o limite da via, claro), você pode se manter na esquerda.
Ela não é uma faixa para “passeio” ou para quem quer andar na velocidade máxima da via se as faixas da direita estiverem livres e você estiver impedindo a passagem de quem vem mais rápido.
“Trancar a Esquerda” é Infração? SIM!
Além da regra geral do Art. 29, o CTB prevê uma infração específica para quem não dá passagem pela esquerda:
- Artigo 198 do CTB: “Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:”
- Infração: Média.
- Penalidade: Multa de R$ 130,16.
- Pontos na CNH: 4 pontos.
A “solicitação” de passagem pode ser um piscar de faróis ou o uso da seta pelo veículo que vem atrás. Mesmo que não haja uma solicitação explícita, se você está na faixa da esquerda, mais lento que o tráfego, e a faixa da direita está livre, a conduta correta e segura é deslocar-se para a direita e liberar a passagem. Manter-se como um tranca esquerda impede a fluidez.
Por Que o “Tranca Esquerda” Irrita Tanto (e é Perigoso)?
A prática do tranca esquerda não é só uma questão de etiqueta, é um problema de segurança e fluidez:
- Impede o Fluxo: Causa lentidão desnecessária e irritação nos demais condutores.
- Gera Congestionamento: Em vias de alta velocidade, pode contribuir para a formação de congestionamentos.
- Força Ultrapassagens Perigosas: Motoristas impacientes podem tentar ultrapassar pela direita, o que é uma manobra arriscada e também infração.
- Aumenta o Estresse no Trânsito: Contribui para um ambiente de trânsito mais hostil.
Mitos Comuns Sobre a Faixa da Esquerda
- “Estou no limite de velocidade, posso ficar na esquerda.” Errado! Mesmo que você esteja no limite, se houver veículos mais rápidos se aproximando atrás e a faixa da direita estiver livre, você deve dar passagem. A faixa da esquerda é para os mais rápidos, não para quem está exatamente no limite.
- “A faixa da esquerda é só para quem está correndo muito.” Errado! É para quem está desenvolvendo uma velocidade compatível com a faixa e superior ao fluxo da direita, e para ultrapassagens.
Como Usar a Faixa da Esquerda Corretamente:
- Ultrapassagem: Use a faixa da esquerda para ultrapassar. Sinalize, ultrapasse com segurança e retorne à faixa da direita assim que possível.
- Velocidade Maior: Se você estiver consistentemente mais rápido que o tráfego da(s) faixa(s) da direita (e dentro do limite de velocidade), pode permanecer na esquerda.
- Dê Passagem: Se perceber um veículo se aproximando mais rápido atrás de você, mesmo que você esteja no limite de velocidade, facilite a ultrapassagem deslocando-se para a direita assim que for seguro.
Consulta Veicular: Verifique Multas Antes de Comprar
Vai comprar um carro usado? A consulta veicular (consultar placa de veículo, consulta placa veiculo) é fundamental. Embora não identifique um motorista como “tranca esquerda”, ela revela o histórico de multas. Um grande número de infrações pode indicar um condutor com hábitos de direção inadequados em geral. Além disso a consulta placa pode te ajudar a revelar informações cruciais antes de você comprar um veículo como por exemplo:
- Proprietário anterior: Verifique quem foi o proprietário anterior do veículo.
- Recall Pendente: Verifica se existem recalls pendentes ou veículo bloqueado
- Sinistros: Verifique se o veículo teve algum sinistro.
- Passagem por Leilão: Descubra se o veículo já passou por algum leilão e foi recuperado.
- Roubo ou furto: Verifique se o veículo foi roubado ou furtado e teve o chassi remarcado em função do roubo.
- Pendencias Financeiras e Judiciais: Verifique se o veículo tem problemas para ser transferido: IPVA, licenciamento, multas (em todos os órgãos, incluindo os de outros estados – multas RENAINF), Restrições Judiciais (Renajud), administrativas, financeiras.
- Busca e Apreensão: Se o carro tem um mandado de busca e apreensão ativo.
- Indício de Bloqueio: Aponta se o veículo foi objeto de algum tipo de solicitação de bloqueio, seja por busca e apreensão, dívidas, questões judiciais ou outros motivos que podem impedir a transferência ou circulação
Conclusão: Faixa da Esquerda Livre, Trânsito Melhor!
Ser um tranca esquerda não é só irritante, é infração de trânsito (Art. 198 do CTB) e prejudica a segurança e a fluidez. A faixa da esquerda tem uma função clara: ultrapassagens e veículos mais rápidos.
Use-a com consciência, dê passagem quando necessário e contribua para um trânsito mais seguro e menos estressante para todos. Lembre-se: manter a direita livre é uma regra de ouro!