Tranca Esquerda: É Multa? O Que Diz a Lei?

Evite ser tranca esquerda! A faixa da esquerda é para ultrapassar ou para os mais rápidos. Não dar passagem, quando solicitado, gera multa média (CTB). Use corretamente para um trânsito seguro!
Tranca esquerda

Quem dirige com frequência certamente já se deparou com o famoso “tranca esquerda“: aquele motorista que insiste em trafegar pela faixa da esquerda em velocidade inferior à da via ou ao fluxo, mesmo com a faixa da direita livre, impedindo a passagem de quem vem mais rápido. Essa prática, além de irritante, é perigosa e, sim, pode render multa.

Este guia rápido, inspirado em discussões recentes sobre o tema, esclarece o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o uso correto da faixa da esquerda e as consequências para o motorista tranca esquerda.

Faixa da Esquerda: Para Que Serve (Segundo o CTB)?

O Código de Trânsito Brasileiro é claro em seu Artigo 29, inciso IV:

“quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.”

Ou seja, a faixa da esquerda tem duas finalidades principais:

  1. Ultrapassagem: Você deve usá-la para ultrapassar um veículo mais lento que está na faixa da direita. Após a ultrapassagem, retorne à faixa da direita.
  2. Veículos Mais Rápidos: Se você está desenvolvendo uma velocidade maior que a do fluxo dos veículos nas faixas da direita (respeitando o limite da via, claro), você pode se manter na esquerda.

Ela não é uma faixa para “passeio” ou para quem quer andar na velocidade máxima da via se as faixas da direita estiverem livres e você estiver impedindo a passagem de quem vem mais rápido.

“Trancar a Esquerda” é Infração? SIM!

Além da regra geral do Art. 29, o CTB prevê uma infração específica para quem não dá passagem pela esquerda:

  • Artigo 198 do CTB: “Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:”
    • Infração: Média.
    • Penalidade: Multa de R$ 130,16.
    • Pontos na CNH: 4 pontos.

A “solicitação” de passagem pode ser um piscar de faróis ou o uso da seta pelo veículo que vem atrás. Mesmo que não haja uma solicitação explícita, se você está na faixa da esquerda, mais lento que o tráfego, e a faixa da direita está livre, a conduta correta e segura é deslocar-se para a direita e liberar a passagem. Manter-se como um tranca esquerda impede a fluidez.

Por Que o “Tranca Esquerda” Irrita Tanto (e é Perigoso)?

A prática do tranca esquerda não é só uma questão de etiqueta, é um problema de segurança e fluidez:

  • Impede o Fluxo: Causa lentidão desnecessária e irritação nos demais condutores.
  • Gera Congestionamento: Em vias de alta velocidade, pode contribuir para a formação de congestionamentos.
  • Força Ultrapassagens Perigosas: Motoristas impacientes podem tentar ultrapassar pela direita, o que é uma manobra arriscada e também infração.
  • Aumenta o Estresse no Trânsito: Contribui para um ambiente de trânsito mais hostil.

Mitos Comuns Sobre a Faixa da Esquerda

  • “Estou no limite de velocidade, posso ficar na esquerda.” Errado! Mesmo que você esteja no limite, se houver veículos mais rápidos se aproximando atrás e a faixa da direita estiver livre, você deve dar passagem. A faixa da esquerda é para os mais rápidos, não para quem está exatamente no limite.
  • “A faixa da esquerda é só para quem está correndo muito.” Errado! É para quem está desenvolvendo uma velocidade compatível com a faixa e superior ao fluxo da direita, e para ultrapassagens.

Como Usar a Faixa da Esquerda Corretamente:

  1. Ultrapassagem: Use a faixa da esquerda para ultrapassar. Sinalize, ultrapasse com segurança e retorne à faixa da direita assim que possível.
  2. Velocidade Maior: Se você estiver consistentemente mais rápido que o tráfego da(s) faixa(s) da direita (e dentro do limite de velocidade), pode permanecer na esquerda.
  3. Dê Passagem: Se perceber um veículo se aproximando mais rápido atrás de você, mesmo que você esteja no limite de velocidade, facilite a ultrapassagem deslocando-se para a direita assim que for seguro.

Consulta Veicular: Verifique Multas Antes de Comprar

Vai comprar um carro usado? A consulta veicular (consultar placa de veículo, consulta placa veiculo) é fundamental. Embora não identifique um motorista como “tranca esquerda”, ela revela o histórico de multas. Um grande número de infrações pode indicar um condutor com hábitos de direção inadequados em geral. Além disso a consulta placa pode te ajudar a revelar informações cruciais antes de você comprar um veículo como por exemplo:

  • Proprietário anterior: Verifique quem foi o proprietário anterior do veículo.
  • Recall Pendente: Verifica se existem recalls pendentes ou veículo bloqueado
  • Sinistros: Verifique se o veículo teve algum sinistro.
  • Passagem por Leilão: Descubra se o veículo já passou por algum leilão e foi recuperado.
  • Roubo ou furto: Verifique se o veículo foi roubado ou furtado e teve o chassi remarcado em função do roubo.
  • Pendencias Financeiras e Judiciais: Verifique se o veículo tem problemas para ser transferido: IPVA, licenciamento, multas (em todos os órgãos, incluindo os de outros estados – multas RENAINF), Restrições Judiciais (Renajud), administrativas, financeiras.
  • Busca e Apreensão: Se o carro tem um mandado de busca e apreensão ativo.
  • Indício de Bloqueio: Aponta se o veículo foi objeto de algum tipo de solicitação de bloqueio, seja por busca e apreensão, dívidas, questões judiciais ou outros motivos que podem impedir a transferência ou circulação

Conclusão: Faixa da Esquerda Livre, Trânsito Melhor!

Ser um tranca esquerda não é só irritante, é infração de trânsito (Art. 198 do CTB) e prejudica a segurança e a fluidez. A faixa da esquerda tem uma função clara: ultrapassagens e veículos mais rápidos.

Use-a com consciência, dê passagem quando necessário e contribua para um trânsito mais seguro e menos estressante para todos. Lembre-se: manter a direita livre é uma regra de ouro!

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