Troca de Óleo: 5 Erros Comuns Que Acabam com Seu Motor!

Na troca de óleo, evite erros: use a especificação correta, troque o filtro, não misture óleos e siga o prazo (km/tempo) do manual. Cuidar do óleo protege o motor!
Troca de óleo

A troca de óleo do carro é, talvez, a manutenção preventiva mais importante e mais comum. Mas, por parecer simples, ela está cercada de erros que podem custar muito caro, comprometendo a saúde e a vida útil do motor.

Este guia rápido, inspirado em alertas de especialistas, aponta os 5 maiores erros cometidos na troca de óleo e te ensina a fazer o procedimento do jeito certo, garantindo a longevidade do coração do seu veículo.

A Importância da Troca de Óleo: Não é Apenas Lubrificação

O óleo do motor é vital. Ele lubrifica as peças, reduz o atrito, ajuda a controlar a temperatura, limpa o motor e protege contra a corrosão. Com o tempo e o uso, ele perde suas propriedades e fica contaminado, tornando a troca de óleo periódica absolutamente essencial.

Erro #1: Usar o Óleo Errado (Viscosidade e Especificação)

Este é o erro mais grave. Colocar um óleo com a viscosidade (ex: 5W30, 15W40) ou especificação (ex: API SL, SN; ACEA A3/B4) diferente da recomendada pelo fabricante é pedir para ter problemas.

  • Por que é um erro? Cada motor é projetado para trabalhar com um tipo específico de óleo. Usar o óleo errado pode causar desgaste prematuro das peças, formação de borra, aumento do consumo e, em casos extremos, até fundir o motor.
  • Solução: Siga SEMPRE o manual do proprietário! Lá está a especificação exata do óleo para o seu carro. Não confie em “achismos” do frentista ou do mecânico se eles indicarem algo diferente do manual.

Erro #2: Ignorar o Prazo de Troca (KM ou Tempo)

Atrasar a troca de óleo é um erro muito comum. Lembre-se que existem dois prazos:

  • Por Quilometragem: Geralmente entre 5.000 e 15.000 km, dependendo do óleo e do carro.
  • Por Tempo: Geralmente a cada 6 ou 12 meses.

Qual usar? O que vier PRIMEIRO!

  • Por que é um erro? O óleo se degrada com o uso (contaminação, calor) e também com o tempo (oxidação), mesmo com o carro parado. Rodar com óleo vencido significa usar um lubrificante que já não protege o motor adequadamente.
  • Solução: Siga rigorosamente o prazo de troca (km ou tempo) indicado no manual do seu veículo.

Erro #3: Não Trocar o Filtro de Óleo

“Economizar” no filtro de óleo é a pior economia que você pode fazer.

  • Por que é um erro? O filtro retém as impurezas que o óleo limpou do motor. Ao colocar óleo novo com um filtro velho e sujo, você contamina o óleo limpo imediatamente, reduzindo sua eficácia e vida útil.
  • Solução: Troque o filtro de óleo em TODAS as trocas de óleo. O custo do filtro é baixo e o benefício para o motor é imenso.

Erro #4: Completar o Nível com Óleo Diferente (ou Só Completar)

Verificou a vareta e o nível está baixo? Cuidado!

  • Por que é um erro?
    1. Misturar Óleos: Misturar óleos de marcas, viscosidades ou tipos diferentes (sintético com mineral, por exemplo) pode gerar uma reação química que degrada os aditivos e forma borra.
    2. Só Completar: Se o óleo está baixando constantemente, há um problema (vazamento ou queima de óleo) que precisa ser investigado e resolvido. Apenas completar o nível mascara o problema e pode levar a danos graves no futuro.
  • Solução: Se precisar completar, use exatamente o mesmo óleo que já está no motor. Se o nível baixa com frequência, procure um mecânico para diagnosticar a causa.

Erro #5: Colocar Óleo a Mais (ou a Menos)

O nível do óleo na vareta deve estar entre as marcas de mínimo e máximo.

  • Por que é um erro?
    • Óleo a Menos: Causa falta de lubrificação e superaquecimento.
    • Óleo a Mais: Aumenta a pressão dentro do cárter, podendo forçar e danificar retentores e juntas, causando vazamentos. Também pode fazer com que o óleo entre na câmara de combustão, sujando velas e danificando o catalisador.
  • Solução: Ao trocar ou completar, sempre verifique o nível com a vareta em um local plano para garantir a quantidade correta.

Consulta Veicular: Atenção no Histórico do Usado

Vai comprar um carro usado? A consulta veicular (consultar placa de veículo, etc.) é essencial. Peça o manual carimbado com as trocas de óleo e compare com o histórico da consulta. Sinais de leilão, muitos donos em pouco tempo ou sinistros podem indicar manutenção negligenciada, um grande risco para o motor. Além dissp voce consegue saber informações cruciais sobre o passado do veículo que podem te ajudar a tomar a melhor decisçao na compra como por exemplo:

  • Proprietário anterior: Verifique quem foi o proprietário anterior do veículo.
  • Recall Pendente: Verifica se existem recalls pendentes ou veículo bloqueado
  • Sinistros: Verifique se o veículo teve algum sinistro.
  • Passagem por Leilão: Descubra se o veículo já passou por algum leilão e foi recuperado.
  • Roubo ou furto: Verifique se o veículo foi roubado ou furtado e teve o chassi remarcado em função do roubo.
  • Pendencias Financeiras e Judiciais: Verifique se o veículo tem problemas para ser transferido: IPVA, licenciamento, multas (em todos os órgãos, incluindo os de outros estados – multas RENAINF), Restrições Judiciais (Renajud), administrativas, financeiras.
  • Busca e Apreensão: Se o carro tem um mandado de busca e apreensão ativo.
  • Indício de Bloqueio: Aponta se o veículo foi objeto de algum tipo de solicitação de bloqueio, seja por busca e apreensão, dívidas, questões judiciais ou outros motivos que podem impedir a transferência ou circulação

Conclusão: Troca de Óleo é Cuidado, Não Gasto!

A troca de óleo correta é um dos cuidados mais importantes para a saúde do seu motor. Siga as recomendações do manual, use o óleo e o filtro certos, e não cometa esses erros comuns.

Tratar a troca de óleo do carro como um investimento em manutenção preventiva vai te poupar de gastos muito maiores com reparos no futuro e garantir que seu veículo rode por muito mais tempo.

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